segunda-feira, 8 de outubro de 2018

DESAFIOS PARA O MEI - MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL


A maioria dos futuros empreendedores acredita que simplesmente ter uma ideia sobre determinado negócio em mente, já é suficiente para transformá-la em realidade, esquecendo que é necessário ter conhecimento sobre como empreender. A partir do momento em que sua vida empresarial inicia, depara-se com o seu despreparo administrativo, não sabe como realizar um planejamento financeiro mínimo para elaborar um fluxo de caixa e ter o controle de receitas e despesas mensais. Assim como, não tem nenhuma base de como realizar o cálculo da precificação de seus produtos e serviços.


Para ser um empreendedor é necessário aprender a utilizar as quatro funções básicas da administração, são elas: planejar, organizar, controlar e dirigir. Tendo como um dos maiores desafios a conciliação dos recursos humanos, financeiros, materiais e saber como interagir em todas as áreas (compras, vendas, financeiro, contábil)  para ter uma visão global da situação real da empresa. Também, outro fator importante é a utilização de planilhas básicas como as do Excel de cálculos para facilitar o controle do seu negócio. Alguns empreendedores não possuem um computador, tendo para seu trabalho apenas o celular, então adotar um caderno e realizar suas anotações diárias, contribuirão para melhorar a visualização principalmente dos gastos e das receitas.

Apesar de algumas pessoas não terem um perfil de empreendedor, a abertura para o conhecimento por meio de cursos de gestão financeira ou de aprimoramento profissional, possibilita uma mudança de hábitos necessária para o sucesso e cria o comprometimento com o empreendimento abraçado. 

A ideia é passar algumas dicas para melhorar o desempenho do microempresário individual. Acompanhe as futuras publicações.
Leila Matajs Planejadora Financeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário